O tratamento de endodontia ou de canal pode ser indicado nos casos em que o paciente sente de forma constante:
• Dor pulsátil que dura horas ou dias.
• Sensibilidade extrema a alimentos e bebidas quentes e frios.
• Dor ao mastigar alimentos.
• Inchaços e deformações faciais.
Esses sintomas podem indicar que a polpa do dente (parte interna da raiz) está infectada por bactérias, morta ou danificada. Nesses casos, é necessário agir rapidamente para evitar complicações e até mesmo a perda do dente.
Como é realizado o tratamento de endodontia?
O primeiro passo é a avaliação pelo especialista para identificar a existência de infecção, caso em que é necessário iniciar um pré-tratamento com antibiótico (antibioticoterapia) antes do tratamento endodôntico.
Após o controle da infecção ou se o canal está somente inflamado, é possível realizar o procedimento para remoção da polpa do dente (canais) que, em muitos casos, pode ser realizado em uma única sessão.
Na Dvam Odontologia, utilizo limas importadas de alta qualidade para remoção da polpa que reduz o risco de quebra dentro do canal.
Além disso, faço uso do localizador apical e do instrumento rotatório, equipamentos que fornecem a medida certa do limite do conduto (canal) e executam o procedimento de forma automática, tornando o tratamento mais confortável para o paciente, mais rápido e com redução de dor.
Em geral, o procedimento dura em média 40 minutos por canal, já nos molares que são dentes que têm mais condutos (canais) dura cerca de 1h20min a sessão.
Depois que o tratamento do canal é finalizado, o paciente deve aguardar em média uma semana para recuperação total. Em seguida, damos sequência a etapa de restauração do dente ou de colocação da prótese quando é necessário realizar uma reabilitação oral.
Em alguns casos, é recomendado o uso da laserterapia no tratamento de endodontia com o objetivo de reduzir a ação microbiana e a inflamação nos canais radiculares.