Alinhadores Invisíveis

O tratamento de ortodontia com alinhadores invisíveis é indicado para adultos com:
• Desalinhamento dental (dentes encavalados ou com grandes espaços).
• Má oclusão dental (mordida).

Esses problemas podem impactar na estética do sorriso, assim como dificultar a função mastigatória, o que pode causar problemas futuros na articulação temporomandibular (ATM) como dores e estalos, levar ao desgaste prematuro dos dentes, dificuldade para mastigar ou falar, entre outros.

Como é realizado o tratamento de ortodontia com alinhadores invisíveis?

Em primeiro lugar, o paciente deve procurar um profissional especializado para avaliar a complexidade do caso e se há indicação para o tratamento de ortodontia com o método de alinhadores invisíveis.
São placas bem discretas, transparentes, removíveis e feitas sob medida para cada paciente com o objetivo de corrigir a posição dos dentes.

O paciente deve usar os alinhadores invisíveis durante 24 horas por dia, removendo somente para comer e higienizar. E deve realizar uma visita ao dentista a cada 10 dias para a troca do par de placas até finalizar o tratamento, que pode durar de 4 meses a 1 ano, dependendo de cada caso.

Após o fim do tratamento, será necessário o uso de outra placa para contenção (estabilizar os dentes), de acordo com o período definido pelo dentista.

Além de ser mais confortável do que os aparelhos ortodônticos tradicionais (brackets), não impacta na aparência do sorriso por ser invisível e ainda traz diversos benefícios ao paciente como a remoção das placas tanto para alimentação sem restrição, como para realizar uma boa higiene bucal, evitando o surgimento de cáries e problemas periodontais (infecções na gengiva).

A eficiência do tratamento é a mesma quando comparado ao uso de brackets, pois o arco (usado nos aparelhos tradicionais) e a placa têm a mesma ação (força) para movimentação dos dentes e para reabsorção e formação óssea.

É contraindicado para adultos com dentição mista (dentes permanentes + dentes de leite).

Vamos conversar sobre o seu caso?

Dra. Vivian Manfredi | CROSP 69.938